Variedade de culturas enriqueceu o Simpósio Nacional de Educação

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
26/09/2014

Palestrantes, ouvintes e apresentadores de trabalhos de diversos locais estiveram na URI – FW durante os três dias do VIII Simpósio Nacional de Educação e o II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. Foram 845 inscritos de 110 instituições de ensino que vieram de Portugal, México, Argentina e de 15 Estados do Brasil.


Durante o evento, alguns destes participantes relataram as suas impressões acerca do evento, da cidade e da URI – Câmpus de Frederico Westphalen.


Um grupo de pesquisadores de Aracaju – Sergipe considerou a cidade muito acolhedora. O professor George Araújo, a Mestranda em Educação Blenda Joice, a professora de Educação Básica Hilana Maiara e a acadêmica em Letras Maria de Lurdes Mendes participaram do evento como ouvintes e também apresentando seus estudos através das comunicações.

 


“Foi muito produtivo, o nível das discussões é muito mais aprofundado, nós gostamos de tudo”
, salientou Blenda.


O professor Jorge afirmou que o evento representou uma ótima oportunidade para troca de experiências. “São pesquisas socializadas por pessoas de diferentes contextos, isso enriquece muito”.


Do Rio de Janeiro, as Pedagogas Kátia Maria Vieira da Silva Souza, Juliana Medalha Moura Pazos e Ana Maria Borges Freitas, que atuam junto à assessoria da Secretaria de Educação de Niterói, disseram terem se surpreendido com o evento, que superou todas as expectativas, desde cada uma das valiosas palestras até a decoração temática do tradicionalismo gaúcho.

 


“Antes de vir nos perguntávamos: o que tem em Frederico Westphalen? Chegamos aqui e nos deparamos com uma Universidade deste porte, com uma grande estrutura, um evento muito bem organizado e inúmeros ônibus trazendo alunos de outras cidades, isto é fantástico”, relataram as participantes.


Atuando há mais de 30 anos como docente na formação de professores indígenas, Maria Edna de Brito, de Roraima, esteve no Simpósio e apresentou um pôster na temática que estuda no mestrado que está realizando em Blumenau – SC.

 


“A Universidade está cumprindo seu papel propondo esta articulação na construção do conhecimento. Aprendi muito durante estes dias, a juventude traz ideias novas, realiza pesquisas sobre temas que nunca havíamos pensado”, disse Maria, afirmando ainda que dentre as diversas possibilidades de eventos pelo Brasil, desde o início do seu curso de Mestrado havia escolhido o Simpó

Confira as imagens: