Viagem de estudos das Ciências Biológicas

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas participaram de uma viagem de estudos realizada entre os dias 20 e 26 de julho. O destino do grupo foi o Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul e o Parque Nacional e Cataratas do Iguaçu, no Paraná.
Sob a supervisão dos professores Marcelo Carvalho da Rocha e Ismael Fortuna, o
grupo visitou o Buraco das Araras, localizado no município de Jardim, no MS, considerada a maior formação geológica da América do Sul, chamada de dolina, e a 3ª maior do mundo. A formação tem uma profundidade de 106 m, largura de 160 m e uma circunferência de 500m.
O local é habitado por uma variedade de animais do Cerrado, um dos Biomas brasileiros mais desmatados atualmente. No local, o proprietário Sr. Modesto Sampaio, em uma pequena fazenda de 100 hectares ha, deixou de lado a criação de gado, e voltou todos os esforços para a conservação do meio ambiente, o que garante a conservação da Arara vermelha.
Hoje o local é visitado por turistas de vários países, que vêm admirar as aves que exibem um colorido fantástico.
Os futuros biólogos puderam contemplar a paisagem do Cerrado por uma trilha de um quilometro. Durante o percurso foram feitas paradas para observar a formação geológica e as araras em ambiente natural. No final da atividade, todos tiveram a oportunidade de trocar experiências com os biólogos responsáveis pelo projeto de Monitoramento da Arara Vermelha
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, situado no sul do Mato Grosso, ao noroeste do Mato Grosso do Sul, e uma parte entre o Paraguai e Bolívia, totalizando uma área de 210 mil km2 de áreas inundáveis. O Pantanal possui uma grande de diversidade de fauna e flora, como por exemplo a arara azul, o tuiuiú, a onça pintada, entre tantas outras espécies.
Durante a estádia do grupo na Fazenda San Francisco, localizada no Pantanal, foram realizadas diversas atividades, como safáris fotográficos, safáris noturnos, trilhas, cavalgadas e canoagem no rio Corixó São Domingos. Em todas as atividades foi possível visualizar espécies de animais em ambientes naturais.
O encerramento da viagem foi com diversão no município de Bonito, também no MS. A cidade é conhecida por ser o melhor lugar de ecoturismo do Brasil. Lá o grupo realizou um passeio de bote nas águas transparente do Rio Formoso, num percurso de aproximadamente de 5 km, descendo por corredeiras e cachoeiras.
Segundo a Bióloga Valéria Corazza “para alguém que contém essa essência de "mato" como eu, fica difícil transformar em palavras tudo o que me surpreendeu e tudo o que aprendi desse pouco que tivemos o privilégio de conhecer. Foi incrivelmente fantástico! A grandeza e força das cataratas, nos faz sentir o tamanho de nossa pequenez, as imponentes araras que de um buraco fizeram seu lar e seu show particular, a simplicidade e acolhida na fazenda San Francisco e por fim as maravilhas que nosso grupo pode contemplar não podem ser resumidas em palavras, não tem imagens que demonstrem e nem tempo que apague de nossas vidas! Foi a realização de um sonho coletivo, que superou todas as expectativas”.
Já Gisele Ceratti afirmou que “para um bió