VIII Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID

O encontro possibilitou que os bolsistas relatassem suas vivências nas escolas do município

URI FW
Imagem Notícia

Gabrieli Wagner - Estagiária e Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
18/11/2019

Na noite do dia 13 de novembro, aconteceu nas dependências da URI/FW o VIII Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID da Universidade, com o tema “Universidade e Escola na articulação e interação da iniciação à docência” e tendo como base os propósitos que o educador Paulo Freire deixa para a Educação.


O objetivo do seminário foi oportunizar a reflexão e discussão de conhecimentos envolvendo a docência, bem como a socialização das experiências e vivências propiciadas por meio da articulação e interação da iniciação à docência no âmbito do PIBID.


No encontro estiveram presentes os professores supervisores das escolas campo do município de Frederico Westphalen: Escola de Educação Básica Sepé Tiaraju, Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena os coordenadores dos subprojetos de Matemática, Letras, Pedagogia e Educação Física e os bolsistas pibidianos.


O Seminário contou com relatos de experiências e vivências dos acadêmicos, bolsistas do PIBID e supervisores, registrando a relevância do Programa de Iniciação à Docência, preparando os futuros docentes para o oficio de professor.


Os bolsistas destacaram que as atividades realizadas no âmbito das escolas e em ambientes comunitários, possibilitaram o aprendizado, a socialização, a integração com a comunidade de aprendizagem. Protagonizaram que os espaços concedidos pelas escolas foram importantes para o crescimento e a formação humana de todos os sujeitos envolvidos.


Os supervisores das escolas, enalteceram o trabalho da URI/FW, dos professores e dos bolsistas e agradeceram pela oportunidade de acolherem o Programa na escola. Que segundo eles fez a diferença tanto para os bolsistas, quanto para a comunidade escolar. Solicitaram ainda, a continuidade do programa nas suas escolas nos próximos anos.


Destaca-se que o objetivo do PIBID foi alcançado, uma vez que possibilitou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID fez uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Confira as imagens: