Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
VIII Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID
O encontro possibilitou que os bolsistas relatassem suas vivências nas escolas do município

Na noite do dia 13 de novembro, aconteceu nas dependências da URI/FW o VIII Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID da Universidade, com o tema “Universidade e Escola na articulação e interação da iniciação à docência” e tendo como base os propósitos que o educador Paulo Freire deixa para a Educação.
O objetivo do seminário foi oportunizar a reflexão e discussão de conhecimentos envolvendo a docência, bem como a socialização das experiências e vivências propiciadas por meio da articulação e interação da iniciação à docência no âmbito do PIBID.
No encontro estiveram presentes os professores supervisores das escolas campo do município de Frederico Westphalen: Escola de Educação Básica Sepé Tiaraju, Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena os coordenadores dos subprojetos de Matemática, Letras, Pedagogia e Educação Física e os bolsistas pibidianos.
O Seminário contou com relatos de experiências e vivências dos acadêmicos, bolsistas do PIBID e supervisores, registrando a relevância do Programa de Iniciação à Docência, preparando os futuros docentes para o oficio de professor.
Os bolsistas destacaram que as atividades realizadas no âmbito das escolas e em ambientes comunitários, possibilitaram o aprendizado, a socialização, a integração com a comunidade de aprendizagem. Protagonizaram que os espaços concedidos pelas escolas foram importantes para o crescimento e a formação humana de todos os sujeitos envolvidos.
Os supervisores das escolas, enalteceram o trabalho da URI/FW, dos professores e dos bolsistas e agradeceram pela oportunidade de acolherem o Programa na escola. Que segundo eles fez a diferença tanto para os bolsistas, quanto para a comunidade escolar. Solicitaram ainda, a continuidade do programa nas suas escolas nos próximos anos.
Destaca-se que o objetivo do PIBID foi alcançado, uma vez que possibilitou o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID fez uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.