Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Violência Sexual é tema de palestra promovida pelo curso de Psicologia
Atendendo a uma solicitação dos acadêmicos, a Coordenação do curso de Psicologia da URI/FW promoverá no dia 1º de setembro uma palestra sobre o Estupro e o trabalho na Rede de Atenção.
O evento ocorrerá no Auditório e terá como palestrantes Edilene Joceli de Almeida e Rita Buttes.
O público alvo da palestra são profissionais das áreas da Sáude, Assistência Social, Justiça, Educação e Segurança Pública, professores, alunos e demais interessados na temática.
A palestra terá início às 19h e o investimento será de R$ 25,00.
Confira a entreviata realizada pelo Setor de Comunicação e Marketing com a palestrante Rita Buttes:
ASSCOM: Porque a temática da violência sexual ainda é tida como um assunto delicado na sociedade?
RITA: Trata-se de um fenômeno complexo, que é fortemente influenciado por fatores sociais, ambientais, culturais, econômicos e políticos.
ASSCOM: Como os acadêmicos do curso de Psicologia podem se preparar para identificar, encaminhar e tratar pessoas que sofrem essa violência?
RITA: A atenção integral às pessoas em situação de violência é premissa dos cuidados em saúde e deve ser articulada intersetorialmente com os demais integrantes da rede de proteção integral, da qual fazem parte os executores das políticas sociais, os órgãos de proteção e garantia de direitos, os operadores da lei e da segurança pública e os organismos não governamentais e comunitários que atuam na defesa dos direitos humanos e na emancipação dos sujeitos.
Algumas estratégias de ação para a prevenção da violência avaliadas como efetivas ou promissoras foram recomendadas pela Organização Mundia da Saúde (OMS) e são apresentadas no curso deste final de semana!
ASSCOM: Quais as principais causas geradoras deste tipo de violência? Quem são as vítimas? E os agressores? Quais as orientações para o acompanhamento e tratamento de ambos?
RITA: A violência sexual (abuso, estupro e outros) é caracterizada como violência interpessoal doméstica e comunitária. Ocorre entre os parceiros íntimos e entre os membros da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e que tenha relação de poder, principalmente no ambiente da casa, mas não unicamente.Toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao plenodesenvolvimento de outra pessoa da família.Este tipo de violência também inclui outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico.Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados