Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Visita à propriedade de educando do PRONERA
O Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária- Pronera propõe uma pedagogia diferenciada, na qual os acadêmicos desenvolvem os Projetos Profissionais e de Vida durante a graduação. Nesta perspectiva de ensino que visa a Pedagogia da Alternância (Tempo Universidade e Tempo Comunidade) uma das ações desenvolvidas são as visitas aos acadêmicos nas propriedades familiares.
Na última quinta-feira, 19 de Abril, o Coordenador do Curso, Professor Luis Pedro Hillesheim, na companhia do professor Lenio da Silva Santos e a Técnica de Campo Mariele Boscardin, visitaram a acadêmico Natanael Santi Dalbianco, residente no município de Jaboticaba - RS.
A equipe esteve no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, onde o acadêmico Natanael trabalha. Na oportunidade, o presidente do Sindicato, Everaldo Barbieri Manfio ressaltou a importância do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Para ele, o PNCF possibilitou a aquisição de área de terra para muitos jovens, que puderam desenvolver as atividades produtivas. Manfio destacou ainda a relevância do Pronera.
“O Pronera proporciona aos jovens uma forma de adquirir conhecimento para desenvolver projetos agrícolas, fazendo com que o jovem venha suceder os pais em suas propriedades concretizando-se assim a sucessão, não apenas da produção de alimentos, mas também das entidades ligadas ao meio rural”, afirmou ele.
Em seguida, o grupo visitou a propriedade familiar do acadêmico Natanael, na Vila Trentin, localizada no interior de Jaboticaba. Na propriedade, a principal atividade produtiva é a Bovinocultura de Leite, que conta hoje com 14 vacas em lactação.
Aos professores, o acadêmico falou sobre as principais dificuldades que encontra para executar na propriedade o conhecimento adquirido em sala de aula, e destacou as mudanças ocorridas na propriedade desde o ingresso no Curso de Tecnologia em Agropecuária.
Natanael destacou ainda que, por estar trabalhando em uma entidade ligada ao meio rural, o conhecimento adquirido ao longo do curso não está sendo aplicado apenas na propriedade da família, mas também coma a comunidade local.