Visitas técnicas marcam a V Etapa de Formação de Professores

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
16/01/2017

O evento realizado pelo curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2017, reuniu o grupo docente do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária na 5ª etapa de Formação de Professores que teve como tema a “Comunidade Educativa e Parceiros”.


A formação contou com a apresentação do Plano de Estudos, reconhecimento dos parceiros do curso e a revisão nos princípios e fundamentos da Pedagogia de Alternância. Atividade realizada no primeiro dia. Já o segundo dia foi destinado às  visitas técnicas aos parceiros do curso.


O primeiro local visitado foi o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen, onde foi realizado um bate-papo sobre a história da entidade. O objetivo foi o de obter maior conhecimento e compreensão a cerca desse importantíssimo parceiro.


Para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de FW, Nadir Buzatto “o objetivo é a união dos agricultores para lutar por auxílios e benefícios para os pequenos agricultores familiares”. Já o professor Ricardo Giovenardi destaca a importância de se conhecer o Sindicato para aproximar a formação dos acadêmicos ao da realidade da região.


Outro local visitado foi a EMATER Regional. Segundo o gerente da entidade, Francisco Frizzo, “a EMATER Regional fortalece a interelação entre as entidades”. Durante a estada o grupo foi apresentado à estrutura da EMATER Regional, escritórios municipais e todas as ações desenvolvidas pelo escritório regional, como por exemplo o incentivo à criação de agroindústrias, cooperativismo, psicultura, sunicultura, bovinocultura de leite, entre outras.


A visita a Cooper Ametista, no município de Ametista do Sul, contou com a participação dos representantes da ADMAU, Sr. Eliseu Liberalesso e Sr. Cleber Oliveira. A cooperativa trabalha com a comercialização de produtos feitos a partir da uva e derivados. Aos visitantes foram apresentados a estrutura e o sistema de produção dos sucos e vinhos produzidos.


No município de Planalto-RS, o grupo conheceu a propriedade do egresso do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, Dirceu Fontana que atualmente trabalha com produtos da área de fruticultura e olericultura. O egresso apresentou os produtos de agricultura familiar que produz e comercializa na própria propriedade, fortalecendo-a e agregando valor aos produtos.


Após a apresentação, os participantes da V etapa de Formação de Professores debateram a respeito dos desafios da agricultura familiar e refletiram sobre os benefícios que o Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária trouxe para o egresso.


Ao final do debate fruto da V Etapa de Formação de Professores elegeu-se o tema gerador da VI etapa que será: “Motivação dos atores socias para a sucessão do setor agropecuário regional”.


Para o Coordenador do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, professor Luis Pedro Hillesheim, a formação continuada da equipe que conduz o curso é a garantia de contribuirmos na formação de lideranças, agricultores e fortalecimento de um setor agropecuário com gente, um campo com gente, de efetivamente fazermos uma significativa contribuição para a sucessão do campo.

Confira as imagens: