Você conhece o Núcleo de Acessibilidade?

O espaço oferece atendimento educacional especializado aos alunos do ensino médio e ensino...

URI FW
Imagem Notícia

Philipe Pires - Jornalista MTb 15.325 - Setor de Comunicação URI/FW
14/02/2020

O que é o Atendimento Educacional Especializado?

O Atendimento educacional especializado é um serviço educacional que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas Nesse sentido, o AEE complementa e/ou suplementa a formação do acadêmico com vistas à autonomia e independência na universidade.

 

Porque o AEE no Ensino Superior?

Porque os alunos com deficiência, os quais são o público alvo do presente atendimento, precisam ser atendidos nas suas especificidades, para que possam participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

 

O que faz o AEE no Ensino Superior?

 

 Apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, disponibilizando o contato com linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização. Oferece, ainda, tecnologia assistiva – TA, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos.

 

Para quem é o AEE?

 

O AEE se destina a alunos com deficiência física, intelectual, sensorial, visual e pessoas com surdez parcial ou total matriculado no campus.

 

 

Como é realizado o AEE no Ensino Superior e Ensino Médio ?

Por meio do atendimento individualizado do aluno com deficiência, estendendo-se, quando da necessidade, aos professores desses alunos. O atendimento pode variar de semanal a semestral.

 

Por quem é realizado o AEE? 

 

É importante que o profissional tenha especialização ampla, em Educação inclusiva, o que é ainda mais completo do que as formações especializadas em determinadas deficiências. 

 

 

A gestão do atendimento educacional especializado tem como referência a legislação vigente que dispõe sobre o atendimento à pessoa com deficiência e também está alinhada ao ciclo PDCA. Abaixo o infográfico demonstra a metodologia que será aplicada no primeiro ciclo de atendimento: 

 
 
 
No final de cada ciclo, o profissional do AEE analisa os resultados das ações e estratégias sinalizadas no plano de ação inicial do acadêmico e atua no processo manifestando o reconhecimento e apontando novos direcionamentos quando das respostas insatisfatórias. 
 
 
Pode-se observar que a gestão do atendimento ao aluno com deficiência acontece semestralmente, entretanto destaca-se que ciclos paralelos poderão surgir durante o processo de inclusão, uma vez que novas demandas podem surgir durante a execução do ciclo geral.
 
 
 
 
 
PROFESSORA MA. VANICE HERMEL
 
ESPECIALISTA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ESPEC

Confira as imagens: