Você sabe o que faz um biomédico?

O profissional formado em Biomedicina é importante para os avanços na ciência mundial, principalmente na área da saúde. Na URI/FW você pode cursar esta graduação

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
04/08/2021

Durante os primeiros meses da pandemia de coronavírus, um dos fatores mais preocupantes para quem estudava o caso era, justamente, a falta de conhecimento sobre o assunto. Por ser um vírus novo para o ser humano, a falta de informações era uma grande inimiga na luta contra a Covid-19. Por isso, os estudos para compreender a natureza do vírus se tornaram de extrema importância.

 

Para entender como ocorre a disseminação do vírus, como ele afeta o ser humano, as suas mutações, e também facilitar o desenvolvimento de testes de diagnósticos e a produção de vacinas, foi necessário mapear o genoma do coronavírus. E a responsável pelo primeiro sequenciamento do genoma do coronavírus no Brasil, que recebeu o nome de SARS-CoV-2, foi a biomédica Jaqueline Goes de Jesus.

 

Formada no curso de Biomedicina e doutora em Patologia Humana, Jaqueline coordenou uma equipe de cientistas que mapeou e publicou a sequência do vírus em apenas dois dias após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

 

O profissional biomédico

O profissional formado no curso de Biomedicina é de extrema importância para os avanços na ciência mundial, principalmente na área da saúde. Ele pode exercer funções em laboratórios de pesquisa, indústrias biológicas, laboratórios de análises clínicas, clínicas de imagenologia, clínicas de reprodução humana, indústrias de alimentos e bioderivados, clínicas de estética e acupuntura, perícia criminal, além de outras diversas possibilidades.

 

Em média, são 35 áreas nas quais o biomédico poderá atuar depois de se formar. E a graduação em Biomedicina pode ser feita na URI, Câmpus de Frederico Westphalen.

 

O curso de Biomedicina da URI/FW

Biomedicina é o mais novo curso da URI/FW. A primeira turma iniciou no primeiro semestre de 2021 com aulas teóricas e práticas, procurando a fixação do conhecimento por meio do exercício da atividade. Segundo a coordenadora de Biomedicina, professora Verciane Schneider Cezarotto, o curso conta com professores altamente qualificados e laboratórios modernos e bem equipados. “A formação do aluno de Biomedicina da URI/FW é focada no desenvolvimento de habilidades e competências dos futuros profissionais para solução de problemas da realidade social”, frisa.

 

O acadêmico de Biomedicina da URI terá um ensino problematizado e contextualizado com conteúdos teóricos e práticos relacionados à saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares de diagnóstico laboratorial. 

 

A coordenadora Verciane ressalta que essas e demais áreas de Biomedicina serão vivenciadas no decorrer da formação profissional do acadêmico, que também terá oportunidades de estender sua experiência em estágios em instituições conveniadas à universidade. “O mercado de trabalho para o profissional biomédico está em ascensão por fatores como o crescente aumento da expectativa de vida da população e a necessidade de profissionais da saúde, além dos grandes avanços da ciência”, comenta.

 

Profissionais biomédicos, assim como a doutora Jaqueline Goes de Jesus, são responsáveis por grandes feitos e descobertas do mundo moderno e das ciências da saúde. Conheça o curso de Biomedicina da URI/FW e as oportunidades que essa graduação pode gerar.