Voluntários: URI na comunidade
Mesmo na pandemia os trabalhos dos estudantes não parou.

A URI dentro o seu programa de alunos voluntários se insere na comunidade, também com essa vertente, além das atuações dos cursos, professores, técnicos, laboratórios e serviços.
- Processos de adaptação devem ocorrer o tempo todo na vida profissional. O mesmo acontece com a vida acadêmica: ela não deve parar, mas de ajustar ao contexto e às suas demandas. Por isso, o curso de Psicologia se reinventou, mantendo suas práticas de extensão e pesquisa, fortalecendo ainda mais o voluntariado -, nos contou a Coordenadora do Curso de Psicologia, Profa. Dra. Eliane Cadoná.
Conversamos com o Prof. Rodrigo André Klamt Coordenador do Programa de Voluntariado da URI/FW:
Como são feitos os trabalhos voluntários?
Os projetos e atividades de voluntariado são desenvolvidos com outras entidades diretamente envolvidas no exercício consciente da solidariedade e da cidadania. Esse tipo de trabalho é uma atividade não remunerada prestada pelos alunos e professores da URI que tem objetivos sociais, culturais, educacionais, científicos ou tecnológicos. Dessa forma, o programa de voluntariado da URI tem por missão estimular a comunidade acadêmica a envolver-se em projetos, visando contribuir, de forma totalmente voluntária e solidária, na solução de problemas, com foco principal na comunidade regional.
O Programa de Voluntariado, implantado como projeto, propõe cinco modalidades de intervenção abrangidas pelas áreas temáticas de extensão:
I. ações: destinadas a diferentes grupos, entidades e associações de assistência social situadas na região de abrangência da URI, buscando contribuir com a entidade e na formação e educação dos estudantes universitários em valores humanos, como a solidariedade;
II. campanhas e outras ações sociais: voltadas à promoção dessas áreas temáticas de interesse social, promovidas pela Universidade ou em parceria com entidades governamentais ou não-governamentais;
III. ações solidárias desenvolvidas pela comunidade universitária que beneficiam os estudantes da própria universidade: por meio de atividades de estudo e apoio individual ou grupal a colegas com dificuldades ou lacunas de aprendizagem, ou pessoas com deficiências, entre outros;
IV. pesquisa científica e tecnológica ou atividade de extensão ao abrigo de editais Institucionais;
V. participação em atividades propostos por órgãos complementares e suplementares e setores da URI que beneficiem a formação do voluntário.
O que engrandece na carreira do aluno que se dedica nesse tipo de trabalho?
São vários os benefícios que engrandecem a carreira do aluno que se dedica ao trabalho voluntário, sendo alguns aqui citados:
- Oportunidade de aprender com os outros.
- Obter experiência dentro da área de atuação.
- Aumentar as chances de arrumar um emprego após a formação.
- Possibilidade de desenvolver ideias inovadoras.
- Maior bem-estar.
- Melhorar o networking.
- Aprimorar a sens