X Sincol debateu educação sob diferentes olhares
A URI Câmpus de Frederico Westphalen sediou entre os dias 26 e 28 de setembro, a 10ª edição do Simpósio Nacional de Educação, IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação.
A conferência de abertura tratou sobre "A Democracia e os Direitos à Educação: um balanço dos 30 anos da Constituição de 1988", proferida pelo professor Dr. Joviles Trevisol, da UFFS.
O Reitor da URI, professor Dr. Arnaldo Nogaro, mediou a conferência e ressaltou a importância do tema.
"O debate sobre democracia e educação é muito relevante neste momento. Precisamos ofertar aos professores a possibilidade de pensar essa questão", disse o Reitor ao fim da conferência.
Ao longo dos três dias de evento foram realizados painéis que debateram a educação sob diferentes pontos de vista.
O Painel I tratou das Políticas Internacionais e seus impactos educacionais na Pós-graduação. Os painelistas foram o professor Dr. José Luis Bizelli, da UnNESP e o Prof. Dr. Jaime Moreles Vázquez, da Universidade de Colima, no México. A mediação ficou à cargo da Pró-Reitora de Graduação da URI, Professora Dra. Edite Maria Sudbrack.
Outro tema debatido foi “A Pós-Graduação no contexto da Produção do conhecimento global”, apresentado pelo professor Dr. Ângelo Ricardo de Souza e a Professora Dra. Marilu Camacho Lopez, mediado pela professora Dra. Tatiane de Freitas Ermel.
Já as “Redes Colaborativas: Caminhos para a Pós-Graduação”, tiveram como painelistas o professor Dr.Andrés Otilio Gómez Téllez, da UNACH, do México, o professor Dr. Cláudio Almir Dalbosco, da UPF e a professora Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, da UNOESC – SC. A professora Dra. Silvia Regian Canan mediou a palestra.
“Os desafios da Formação de Professores” foi o tema da conferencia de encerramento do evento. O assunto foi abordado pela professora Dra. Isabel Maria Sabino de Farias, da Universidade Estadual do Ceará que contou com a mediação da professora Dra. Luci Mary Duso Pacheco.
Além dos painéis e conferências, o X Sincol também realizou oficinas, minicursos e reuniões de grupos de trabalhos que apresentaram os resultados de pesquisas nas mais diversas áreas de concentração.
O evento também foi marcado pelo lançamento de mais de 10 obras produzidas pelos participantes.
No encerramento, a professora Dra. Luci Mary Duso Pacheco, coordenadora do evento e do Programa e Pós-Graduação em Educação da URI, falou sobre a realização do Simpósio.
“O evento oportunizou a divulgação e socialização da pesquisa em uma perspectiva nacional e internacional, ampliando o espaço de interlocução dos estudos conduzidos por diferentes instituições de ensino superior, aqui representadas em mais de 25 instituições localizadas em 13 estados brasileiros e dois estados do México. Foram três dias de muito encontro, discussões e proposições que são resultados de colabora