Alunos de Tecnologia em Agropecuária participam de aula prática em propriedade rural

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
10/11/2021

Os acadêmicos do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participaram no sábado, 6, de aula prática em uma propriedade familiar localizada na comunidade de Farinhas, no município de Alpestre. A propriedade é um exemplo de sucessão familiar rural, e é onde estão sendo idealizadas as atividades da Casa Familiar Rural Regional de Alpestre. A aula teve apoio da Secretaria Municipal da Agricultura na organização das atividades pelo secretário Gilmar Matias, que também é acadêmico do curso.

 

Durante a manhã, a aula aconteceu na propriedade da família de Paulo e Claudete Erthal, e os sucessores da família, Jean e Vanessa, onde os professores Gelson Pelegrini, Luis Pedro Hillesheim, Sandro José Paixão e Paula Balestrin discutiram o sistema de produção agropecuário e seus subsistemas: produção de videira, grão, suíno, leite e subsistência familiar. Foi discutida a organização e a sinergia existente entre os subsistemas agropecuários, caracterizando a tipologia de empreendimento familiar rural.

 

Na aula também aconteceram momentos transdisciplinares que envolveram Metodologia da Pesquisa, Produção Animal - em que se estudou os sistemas fisiológicos de animais, especificamente o sistema digestório e respiratório de ruminantes e monogástricos, sempre integrando conteúdos como de Matemática, Estatística, Biologia e Química. Nos conteúdos de Química, houve uma imersão com estudo na escala de pH, buscando compreensão do que significa nos alimentos que os animais vão ingerir e como podemos ser mais eficientes no fornecimento de alimentos de qualidade se compreendemos o funcionamento dos sistemas fisiológicos dos animais.

 

À tarde, os estudantes tiveram aula na Casa Familiar Rural, com apresentação e discussão do Projeto Profissional e de Vida com o egresso do curso Roberto Lamera, que é agricultor, tecnólogo em agropecuária e monitor da CFR-Alpestre. O debate envolveu a metodologia para estudos e a elaboração de mapas conceituais dos conteúdos trabalhados pela manhã, uma prática de como estudar e revisitar os conteúdos estudados.

 

Segundo o professor Luis Pedro Hillesheim, a dinâmica da Pedagogia da Alternância permite a mobilização de inúmeros atores, inserindo assim os acadêmicos estudantes ao mundo real das atividades agropecuárias.

 

As inscrições para ingresso às novas turmas do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, estão abertas até 23 de novembro. o 40 vagas para turma na URI/FW, atribuídas no vestibular da universidade, e 30 vagas para turma em Alpestre, junto à Casa Familiar Regional do município. Para mais informações, acesse o link.