Anagro: conheça a importância da análise de águas e efluentes

URI FW
Imagem Notícia

João Victor Gobbi Cassol
03/03/2021

Item básico para a sobrevivência humana, a água está por trás de praticamente todos os processos industriais, principalmente aqueles relacionados à produção de alimentos. No entanto, ter acesso a uma fonte de água não significa ter a garantia de um produto de qualidade, já que, muitas vezes, ela pode não atender aos requisitos exigidos pela legislação ou então dificultar a padronização daquilo que se produz.

É nesse sentido que as análises de água se mostram um trabalho científico fundamental. Além de serem essenciais para a segurança da população em geral – uma vez que também são empregados em estações de abastecimento – esses procedimentos são considerados básicos para as indústrias, garantindo a qualidade do produto final e a segurança do consumidor.

Nos Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro) da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, a análise de água é um dos procedimentos oferecidos para a comunidade regional. Segundo o coordenador da Anagro, professor Cassiano Busatta, além de ajudar as indústrias a se adequarem às leis, tais análises são necessárias para diversas outras situações, como para a liberação do uso de poços artesianos.

– Esse laboratório apresenta uma importância muito grande, porque possibilita realizar análises de potabilidade, verificar se aquela água está apta ao consumo, junto a poços e fontes, por exemplo, nos quais é necessário ter a análise para liberação da outorga de uso do poço. Há possibilidade de realizarmos análises nos corpos receptores e monitoramento ambiental, baseado nessas análises de águas superficiais.

Laboratório também faz análise de efluentes
No mesmo laboratório de análises de águas, é possível efetuar análise de efluentes, o esgoto. Segundo Busatta, muitas empresas que usam água em seus procedimentos precisam tratar ela antes de devolvê-la para o meio ambiente. “Os efluentes gerados na indústria necessariamente precisam passar por um tratamento. Após esse tratamento, o resíduo precisa atender aos parâmetros químicos determinados pela legislação, e isso é verificável por meio de análises de efluentes”, ressalta.

Segundo a legislação, estabelecimentos como laticínios, frigoríficos, postos de combustíveis e lavagens de veículos são alguns dos que precisam de um monitoramento da água que é descartada, a fim de evitar que os resíduos poluam o meio ambiente.

Quer saber mais sobre a Anagro? Clique aqui.

Laboratório de Análise de Águas e Efluentes
aguas@uri.edu.br
3744-9206<

Confira as imagens: