Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
O que é?
O que é?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos Cursos de Graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal (ANO I, ANO II e ANO III) para cada área do conhecimento.
De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os Estudantes dos Cursos de graduação, Ingressantes e Concluintes, com base no Ciclo Avaliativo que o curso está inserido.
Estudantes Ingressantes, aqueles que tenham iniciado o curso no ano do ciclo avaliativo, devidamente matriculados, e que tenham 0% (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições.
Estudantes Concluintes - aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade daquele ano ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho do ano seguinte;
Estudantes concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade daquele ano, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro do ano seguinte;