Prova

Prova

A aplicação das provas do Enade 2022 ocorrerá dia dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:

Abertura dos portões

12h

Fechamento dos portões

13h

Início da prova

13h30

Término da prova

17h30

DOS HORÁRIOS
EDITAL ITEM 14

 

14.1 No dia de realização das provas, os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF).
14.2 É proibida a entrada do estudante no local de prova após o fechamento dos portões e sem a máscara de prevenção à covid-19, exceto no Distrito Federal, nos estados ou nos municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
14.3 O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento de identificação com foto válido, conforme itens 15.2 ou 15.4, dentro do horário estabelecido neste Edital e com utilização de máscara de prevenção à covid-19, exceto no Distrito Federal, nos estados, ou nos municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado po decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
14.4 A aplicação da prova terá início às 13h30 (horário de Brasília-DF) e término às 17h30 (horário de Brasília-DF), em todos os estados e no Distrito Federal.
14.4.1 A aplicação da prova para o estudante com solicitação de tempo adicional aprovada terá início às 13h30 e término às 18h30 (horário de Brasília-DF), em todos os estados e no Distrito Federal. 
14.4.2 O tempo mínimo de permanência na sala de aplicação das provas é de 1 (uma) hora, sendo permitida assinatura da lista de presença somente após haver transcorrido esse tempo mínimo.
14.5 Todas as salas terão um marcador para acompanhamento do tempo de prova.
14.5.1 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento do Cartão-Resposta em razão de afastamento do estudante da sala de prova, de avisos e de procedimentos durante a aplicação.

 

DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
EDITAL ITEM 13

 

13.1 A prova do Enade 2022 será aplicada em todos os Estados, nos municípios defuncionamento dos cursos, e no Distrito Federal, conforme Cadastro e-MEC.
13.1.1 O estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES, vinculado a cursooferecido na modalidade presencial, realizará a prova no município de funcionamento do curso, conforme o item 9.5 deste Edital.
13.1.2 O estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES, vinculado a curso oferecido na modalidade EaD, realizará a prova no município do polo de apoio presencial a que  esteja vinculado, que será indicado pelo coordenador de curso no processo de inscrição ou de sua retificação, exceto no Distrito Federal, que não possui a figura político-administrativa do município.
13.1.3 O estudante concluinte habilitado, devidamente inscrito pela IES, que estiver em atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento da sede do curso ou do polo de apoio presencial a que esteja vinculado na data de aplicação das provas, em instituição conveniada com a IES de origem, poderá realizar a prova no mesmo município onde estiver cumprindo a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova para sua área de avaliação naquele local, exceto no Distrito Federal, que não possui a figura político-administrativa do município.
13.1.3.1 No caso de estudante concluinte, conforme o item 13.1.3, o coordenador de curso deverá realizar a alteração do município de prova, em funcionalidade própria do Sistema Enade, no período previsto no item 1.3 deste Edital.
13.1.4 O Inep não se responsabiliza pela definição de locais de provas fora do município de oferta do curso em decorrência de inconsistências nas informações do curso no Cadastro e-MEC ou por omissão da IES em relação aos procedimentos previstos no item 8 deste Edital, exceto no Distrito Federal, que não possui a figura político-administrativa do município.
13.1.5 Nos casos de que tratam os itens 13.1.2 e 13.1.3, a indicação do município para a realização da prova é de responsabilidade da IES, exclusivamente no Sistema Enade, por ação direta do coordenador de curso, no período previsto no item 1.3 deste Edital. 
13.2 O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no Sistema Enade, disponível no endereço <enade.inep.gov.br>, conforme o item 1.3 deste Edital.
13.2.1 É de responsabilidade do estudante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação do seu local de prova pelo endereço <enade.inep.gov.br>.
13.2.2 É recomendado que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia de aplicação das provas.