Nutrição
O curso de Nutrição possibilita uma formação generalista, humanista e crítica, capacitando o profissional a atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais.
A Nutrição é uma ciência da saúde que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como a sua ação, interação e balanço em relação à saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e elimina os nutrientes (CUPPARI, 2005).
O nutricionista é um profissional de saúde que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma de graduação em Nutrição expedido por instituições de educação superior, devidamente registradas no órgão competente do Ministério da Educação. Deve, ainda, estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição (CFN, 2008).
A Nutrição é a ciência que oferece uma visão nova, que vem atendendo aos paradigmas da pós-modernidade, na busca da compreensão do todo e que trata do homem integralmente, educando-o e despertando-lhe a consciência do seu papel na construção de melhor qualidade de vida através da alimentação.
Desta forma, o curso de Nutrição da URI/FW tem como objetivo geral assegurar ao egresso uma formação generalista, humanista e crítica, capacitando-o a atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais, tornando-o apto a trabalhar com educação e saúde, mais especificamente na promoção, prevenção e recuperação da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão da realidade econômica, política e sócio cultural.
- Alimentação Coletiva: nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), ou seja, as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação autogestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissárias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da alimentação escolar e da alimentação do trabalhador;
- Nutrição Clínica: nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos spa e quando em atendimento domiciliar;
- Saúde Coletiva: em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária; Unidades Básicas de Saúde, escolas, creches, entre outros;
- Docência: ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição;
- Indústria de Alimentos: atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição;
- Nutrição em Esportes: academias, clubes esportivos e similares;
- Marketing na área de Alimentação e Nutrição: atividades de marketing e publicidade científica relacionada à alimentação e à nutrição.
Situação do Curso:
Autorizado pela Resolução nº 1336/CUN/2009 de 31 de julho de 2009.
Currículo Pleno:
2013 a... - 8 semestres
Carga Horária Total:
3335 h/a.
Atividades Complementares:
125
Turno:
Noturno
Modalidade:
Bacharel
Vagas Anuais:
45
As formas de ingresso nos cursos superiores da URI/FW são
- Vestibular: processo seletivo promovido pela universidade, com a finalidade de selecionar os candidatos para ingresso nos cursos ofertados, conforme edital;
- Transferências Internas e Externas (condicionadas à existência de vaga): ingresso proveniente de transferências de outros cursos da URI ou originário de outras instituições de ensino superior;
- Enem (regulamentado pela Resolução Nº 2076/CUN/2015, de 29/05/2015): ingresso com base no Exame Nacional do Ensino Médio, obedecendo a seus critérios;
- Portador de Diploma de Curso Superior (condicionado à existência de vaga): ingresso para alunos que já possuam graduação, seja ela realizada na URI ou em outra instituição de ensino superior;
- Reingresso: ingresso para universitários que já realizavam algum curso de graduação, porém o interromperam e agora desejam continuar.
Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas
- CREDIURI (Programa de Crédito Educativo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões): cobertura de 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 45% ou 50% no formato de financiamento estudantil, conforme edital;
- PROUNI (Programa Universidade para Todos): ingresso com base no programa ProUni, obedecendo a seus critérios de acesso;
- FIES (Programa de Financiamento Estudantil): ingresso com base no programa Fies, obedecendo a seus critérios de acesso.
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              AmbulatórioPrédio 12/Superior 
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              AnatomiaPrédio 11/Sala 01 
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              Área Experimental de FrutíferasPrédio 13 
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              Avaliação NutricionalPrédio 12/Superior 
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              EnfermagemPrédio 10/Sala 302B 
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              Genética/HistologiaPrédio 10/Sala 402D 
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              Herbário/MuseuPrédio 10/Sala 402B 
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              Hermatologia Clínica/Citologia ClínicaPrédio 10/Sala 304B 
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              Horto de Plantas MedicinaisPMTec 
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              Informática 303Prédio 07/Sala - 303 
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              Informática 309Prédio 7/Sala 309 
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              Informática Básica - 00Prédio 10/Sala 507A 
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              LeiteCâmpus II 
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              Microbiologia/Imunologia BásicaPrédio 10/Sala 405D 
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              Modelos Biológicos ExperimentaisPMTec 
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              Morfologia Animal e Vegetal/FarmacobotânicaPrédio 10/Sala 404A 
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              ParasitologiaPrédio 11/Sala 06 
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              PatologiaPrédio 11/Sala 05 
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              Sala de MantimentosPrédio 12/Superior 
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              Solos/Tecido Vegetal/EfluentePrédio 13 
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              Técnica DietéticaPrédio 12/Superior 
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              URITecPrédio 7/Sala 306 
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              VideoconferênciaPrédio 6/Sala 01B 
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              Virologia/Micologia ClínicaPrédio 10/Sala 305B 
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              Coordenador Fábia Benetti 
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              Telefone 
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              Redes sociais 
 
             
             
                 
                 
               
     
                    

