Publicações

Título:
MÍDIA E GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE - TRANSVERSALIDADES: GÊNERO, SAÚDE E EDUCAÇÃO
Edição:
2
Ano:
2021
Nº páginas:
240
ISBN:
978-65-89066-19-4
Adriane Bonatti, Eliane Cadoná (Org.), Marina Demarco Minuzzi
Ciências Humanas

Título:
CIDADES EDUCADORAS - NOVOS OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ESCOLA E PARA ALÉM DELA - APORTES REFLEXIVOS DO XI SINCOL
Edição:
1
Ano:
2021
Nº páginas:
515
ISBN:
978-65-89066-20-0
Jaqueline Moll, Lucí Bernardi
Ciências Humanas

Título:
REDES INTELECTUAIS E A PROMOÇÃO DO DIREITO EDUCATIVO
Edição:
1
Ano:
2020
Nº páginas:
93
ISBN:
978-65-990415-9-4
Jeanice Rufino Quinto, Luci Mary Duso Pacheco
Ciências Humanas

Título:
A alternância no ensino superior e a formação de agricultores
Edição:
2
Ano:
2020
Nº páginas:
128
ISBN:
978-65-990415-2-5
Gelson Pelegrini, Luis Pedro Hillesheim, Mariele Boscardin
Ciências Agrárias

Título:
Educação e sustentabilidade do campo: reflexões necessárias para o desenvolvimento da agricultura familiar
Edição:
1
Ano:
2017
Nº páginas:
200
ISBN:
978-85-7796-199-3
Gelson Pelegrini, Luis Pedro Hillesheim
Ciências Agrárias
Educação e Sustentabilidade no Campo: reflexões necessárias para o desenvolvimento da agricultura familiar é uma obra que faz parte do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPOMAU), apoiado pelas entidades envolvidas na chamada pública MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq Nº81/2013. Nesta publicação, encontramos estudos decorrentes do ensino, pesquisa e extensão em educação do campo e sustentabilidade, integrando análises, ações e atividades que são apresentadas neste livro, organizado em duas partes. A primeira parte é composta por três capítulos, que apresentam e problematizam atividades de ensino, pesquisa e extensão diretamente ligadas à educação do campo e à agroecologia. Na segunda parte é composta por quatro capítulos, onde os autores desenvolvem um debate educacional e político, apresentando sistemas sustentáveis de produção agropecuária no Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai e no Território da Cidadania do Noroeste Colonial (RS).

Título:
Contos Revelados (divulgação; Grafimax Editora Gráfica)
Edição:
1
Ano:
2017
Nº páginas:
156
ISBN:
978-85-98253-32-9
Marinice Argenta
Linguística, Letras e Artes
divulgação: Grafimax Editora Gráfica

Título:
(Des)contextos da narrativa brasileira contemporânea
Edição:
1
Ano:
2017
Nº páginas:
271
ISBN:
978-85-7796-200-6
Gínia Maria Gomes
Linguística, Letras e Artes
Vinculado ao grupo de pesquisa “Literatura brasileira contemporânea: diálogos e reflexões”, (Des)contextos da Literatura Brasileira Contemporânea traz na diversidade de narrativas brasileiras contemporâneas que abarca e na pluralidade de enfoques que lhes são dedicados uma amostragem riquíssima da pesquisa acadêmica que se volta com ousadia à safra mais recente da ficção brasileira, justamente aquela que carece de um olhar atento a descortinar-lhe sentidos, na maior parte das vezes como empenho na constituição de uma fortuna crítica ainda em processo de elaboração. Por tal razão, o presente volume cumpre função essencial na cena literária contemporânea, a de apostar em obras e autores que estão conformando o sistema literário brasileiro do início do século XXI. Seja no âmbito do romance ou do conto, os pesquisadores aqui reunidos oferecem recortes investigativos profundamente enraizados nos dilemas do nosso tempo. Em pleno cenário de capitalismo global, apontam-se deslocamentos transterritoriais típicos de nosso tempo e motivadores de desenraizamentos e do sentido de exílio. Não apenas o espaço, também o tempo é entendido como fator desencadeador de conflitos identitários e de memória na época da fragmentação e do conformismo. Exploram-se igualmente nesses ensaios questões vinculadas a gênero e etnia. Porque a crítica pode ser uma forma de resistência em tempos sombrios. (Luciana Coronel)

Título:
URI 25 anos : universidade regional, comunitária e integrada
Edição:
1
Ano:
2017
Nº páginas:
296
ISBN:
978-85-7796-219-8
Ophelia Sunpta Buzatto Paetzold, Silvia Regina Canan
Ciências Humanas
Essa obra nasceu do desejo de mantermos viva a lembrança de tempos idos em que, mesmo com a descrença de muita gente, a história se fez e hoje temos, em nosso meio uma Instituição que tem como marca principal o trabalho forte em toda a região, que a reafirma como REGIONAL, pois atende as demandas dos municípios em todas as áreas do conhecimento, num relacionamento estreito com as pessoas o que a fortalece como COMUNITÁRIA e que, ao receber diariamente estudantes de quarenta municípios, cumpre sua função de INTEGRAR as pessoas de diferentes lugares em nome de um só propósito, o desenvolvimento da região. Essa é a URI, Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, que em contrapartida disponibiliza para mais de 20% de seus alunos bolsas integrais, cujo sonho do passado é uma realidade presente. (Silvia Regina Canan)

Título:
Direito na sociedade contemporânea : novos aspectos e perspectivas
Edição:
1
Ano:
2016
Nº páginas:
369
ISBN:
978-85-7796-184-9
Cesar Riboli, Renata Egert, Thiago Luiz Rigon de Araujo
Ciências Socias
Direito na sociedade contemporânea: novos aspectos e perspectivas é mais um fruto colhido do grande Grupo de Pesquisa Direito e Cidadania na Sociedade Contemporânea, do Curso de Direito, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus Frederico Westphalen, RS. As temáticas apresentadas nessa obra, em um primeiro momento, contemplam as pesquisas e contribuições concernentes a primeira linha de pesquisa do Grupo do Curso de Direito, Estado Constitucional e Cidadania na Sociedade Contemporânea, transcorrendo temas como Responsabilidade do Estado, Ações Afirmativas, Propriedade Intelectual, Processo Civil, Direito Desportivo, Sociologia, Filosofia e Direito Constitucional. Na segunda parte do livro, os temas irão abarcar temas como Direito Penal, Processo Penal e Justiça Terapêutica. E tem por finalidade contribuir para a construção do conhecimento científico assim como do Direito como um instrumento hábil para a plenitude da Cidadania e para a resolução pacífica de conflitos.

Título:
Complexidade e educação em diálogo
Edição:
1
Ano:
2016
Nº páginas:
257
ISBN:
978-85-7796-180-1
Celso José Martinazzo, Claudionei Vicente Cassol, Sidinei Pithan da Silva
Ciências Humanas
A obra, Complexidade e Educação em diálogo, organizada por Celso José Martinazzo, Sidinei Pithan da Silva e Claudionei Vicente Cassol, contém quatorze artigos que resultaram das reflexões e leituras realizadas, ao longo do primeiro semestre de 2015, no componente curricular Educação Contemporânea e Racionalidade do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Sul (Unijuí). Os autores, a partir de sua formação acadêmica, de suas leituras complementares e de seu campo específico de atuação procuram repensar a sua práxis a partir de uma perspectiva teórica e paradigmática atual, a teoria da complexidade, de Edgar Morin.

Título:
Saúde no trabalho rural: uma perspectiva epidemiológica nos municípios de abrangência do Cerest Macronorte
Edição:
1
Ano:
2015
Nº páginas:
234
ISBN:
978-85-7796-147-4
Bianca Nunes Zanchi Silva
Ciências da Saúde
Saúde no trabalho rural: uma perspectiva epidemiológica nos municípios de abrangência do Cerest Macronorte é resultado de um estudo realizado na região do CEREST MACRONORTE a partir de algumas constatações, levando-se em consideração a predominância da atividade agrícola e os altos índices de subnotificações relacionadas aos agravos à saúde do trabalhador no serviço do CEREST Macronorte. A presente obra servirá como ferramenta para elaboração de ações específicas e projetos futuros que visam à atenção integral à saúde do trabalhador rural. Os resultados e discussões serão apresentados ao longo de quatro sessões, a saber: características socioeconômicas e demográficas; atividade principal e agravos mais prevalentes; agrupamento de municípios de acordo com a prevalência dos agravos e panorama da saúde dos trabalhadores. Esta pesquisa foi apreciada e autorizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da URI - Câmpus de Frederico Westphalen através do parecer 121.570. O estudo atendeu às determinações das Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos, estabelecidas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

Título:
Para ler com prazer: proposições didáticas para o ensino da literatura africana, afro-brasileira e indígena em sala de aula
Edição:
1
Ano:
2015
Nº páginas:
228
ISBN:
978-85-7796-138-2
Ana Paula Teixeira Porto, Denise Almeida Silva, Luana Teixeira Porto
Linguística, Letras e Artes
Face às exigências legais sobre a obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileiras, seria possível levar alunos a ler tais textos por prazer antes que por obrigação? Nesse contexto, como estimular e facilitar a formação de professores leitores que levem à formação de alunos leitores? Esta obra é um convite à compreensão e à leitura de textos que fazem parte das culturas afro-brasileira, indígena e africana de língua portuguesa. Visa, especialmente, à prática docente de profissionais interessados em compreender e estimular o estudo da cultura e da literatura afro-brasileira, indígena e africana, e oferece sequências didáticas as quais, a partir de diferentes enfoques teórico-críticos, convidam o professor a experimentar, na sala de aula, alternativas didáticas para práticas pedagógicas envolvendo textos provenientes dessas literaturas. Contribuíram para os ensaios e sugestões didáticas pesquisadores brasileiros vinculados a diferentes instituições de ensino superior do país, os quais discutem a relação entre literatura e etnicidade, tendo como perspectiva a educação cultural e a formação de estudantes do ensino básico e superior.

Título:
Brasil e Portugal: a ditadura entre luzes e sombras - leituras literárias
Edição:
1
Ano:
2015
Nº páginas:
314
ISBN:
978-85-7796-170-2
Inara de Oliveira Rodrigues, Silvia Niederauer
Linguística, Letras e Artes
Com apresentação de Regina Zilberman e depoimento, lúcido e emocionado, de Maria da Glória Bordini, Brasil e Portugal: a ditadura entre luzes e sombras - leituras literárias –, organizado por Inara de Oliveira Rodrigues (UESC, Ilhéus-BA) e Silvia Niederauer (URI/FW, Frederico Westphalen-RS), reúne artigos de pesquisadores de diversas universidades brasileiras acerca dos períodos ditatoriais de dois países, unidos pelas sombras e violências, Brasil e Portugal. A arte, ao remontar ao pretérito, o faz com o intento de propiciar uma viagem no tempo, presentificando acontecimentos importantes e resgatando memórias, vozes caladas e silêncios velados. Literatura e História se entrelaçam, assim, propondo novas reflexões sobre o passado que não pode ficar esquecido. Os capítulos que compõem este livro propõem uma aproximação não muito usual entre as literaturas e a cultura produzida no Brasil e em Portugal, ao procurarem vê-las desde a perspectiva da representação da ditadura. Acontece que a ditadura é um daqueles regimes que nunca mostram a cara, escondendo-se por trás de estados monárquicos ou republicanos, promovendo eleições de fachada e dizendo-se apoiada pela população. Lê-lo é acompanhar os laços que atam as histórias de Portugal e do Brasil não sob seu aspecto político mais nobre ou mais positivo, porém sob sua faceta mais impactante e que todos precisamos conhecer.

Título:
Caminhos possíveis para o desenvolvimento da agricultura familiar
Edição:
1
Ano:
2015
Nº páginas:
171
ISBN:
978-85-7796-146-7
Jaqueline Patrícia Silveira, Luis Pedro Hillesheim, Sandro Rogério Giacomelli
Ciências Agrárias
O debate atual em torno da agricultura familiar é muito intenso, existindo uma grande dificuldade de conceituar a agricultura familiar. A obra aponta alguns caminhos para efetivamente desenvolver a agricultura familiar, numa visão de desenvolvimento social, econômico, ambiental e humano.

Título:
Século XXI: perspectivas para a literatura brasileira
Edição:
1
Ano:
2015
Nº páginas:
210
ISBN:
978-85-7796-145-0
Gínia Maria Gomes
Linguística, Letras e Artes
As produções literárias analisadas ao longo dos ensaios que compõem o presente livro, o qual é fruto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa “Literatura brasileira contemporânea: diálogos e reflexões”, são designativas do movimento renovador e inquietante do literário. Feita de uma diversidade de trajetórias e devires, que se rearticulam e reorganizam no tempo e no espaço, a literatura compõe na contemporaneidade um território próprio, ao mesmo tempo aberto e mutável, que assume força restauradora no universo cultural brasileiro do século XXI.