Publicações

É[Sobre]Vida

Título:

É[Sobre]Vida

Edição:

1

Ano:

2024

Nº páginas:

221

ISBN:

978-65-89066-43-9

DOI:

--

Autores:

Mônica Strege Médici

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

Resumo:

O Livro É[Sobre]Vida nos apresenta a jornada de uma mulher que, olhando para sua trajetória, nos traz sua história com muita emoção e verdade, ao relatar uma vida vivida nos moldes que a sociedade julga ideal. Mas, após um diagnóstico de câncer ela descobriu que precisará lutar até seu último suspiro para viver a vida que, embora não seja a "ideal", é a única vida possível. A grande lição que essa história nos deixa é a certeza de que estar vivo é o maior dos presentes.

ANAIS DA XIX SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM - Desafios na prática em urgência e emergência, III JORNADA INTEGRADA DA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DE GERONTOLOGIA - Viver bem, envelhecer melhor

Título:

ANAIS DA XIX SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM - Desafios na prática em urgência e emergência, III JORNADA INTEGRADA DA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DE GERONTOLOGIA - Viver bem, envelhecer melhor

Edição:

1

Ano:

2024

Nº páginas:

62

ISBN:

978-65-89066-49-1

DOI:

--

Autores:

Camila Milene Soares Bernardi, Cecília Pinheiro Cortez, Letícia Martins Machado

Áreas do Conhecimento:

Ciências da Saúde

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Título:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Edição:

1

Ano:

2024

Nº páginas:

148

ISBN:

978-65-89066-50-7

DOI:

--

Autores:

Luis Pedro Hillesheim, Sandro José Paixão

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

Resumo:

A construção e apresentação de práticas pedagógicas profissionais na formação por alternância, representa a interação entre as mais diversas ciências na aprendizagem, vinculadas ao desenvolvimento de pessoas, famílias e regiões. Uma dinâmica de aprendizagem fortalecida pela “alternância” de estudos em diferentes tempos e espaços de formação, porém alicerçada em “práticas pedagógicas” vivas e que vivem o desenvolvimento do projeto profissional e de vida de cada estudante no desenvolvimento do meio socioprofissional.

CONCEITUAÇÃO BÁSICA DO  DIREITO EDUCATIVO

Título:

CONCEITUAÇÃO BÁSICA DO DIREITO EDUCATIVO

Edição:

1

Ano:

2024

Nº páginas:

270

ISBN:

978-65-89066-51-4

DOI:

--

Autores:

Jeanice Rufino Quinto, Luci Mary Duso Pacheco

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: O TRABALHO COM PROJETOS E O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

Título:

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: O TRABALHO COM PROJETOS E O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

Edição:

1

Ano:

2024

Nº páginas:

126

ISBN:

978-65-89066-53-8

DOI:

--

Autores:

Lucí Bernardi, Susana Schwartz Basso

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

COLEÇÃO MÍDIA E GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE – GÊNEROS E MÍDIAS: ENTRELACES ENTRE EDUCAÇÃO E ASPECTOS PSICOSSOCIAIS

Título:

COLEÇÃO MÍDIA E GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE – GÊNEROS E MÍDIAS: ENTRELACES ENTRE EDUCAÇÃO E ASPECTOS PSICOSSOCIAIS

Edição:

3

Ano:

2023

Nº páginas:

167

ISBN:

978-65-89066-35-4

DOI:

--

Autores:

Eliane Cadoná, Glória Pinheiro, Willian Edson Tomasi

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

DIREITO EDUCATIVO: REFLEXÕES CONVERGENTES

Título:

DIREITO EDUCATIVO: REFLEXÕES CONVERGENTES

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

208

ISBN:

978-65-89066-36-1

DOI:

10.31512/9786589066361

Autores:

Lia Machado dos Santos, Luci Mary Duso Pacheco

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

Resumo:

O livro Direito Educativo: reflexões convergentes reúne produções da Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo – RIEDEDE, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. A RIEDEDE está inserida na Red Internacional de investigación em Derecho Educativo – RIIDE, que compreende dezesseis países e tem em seus pilares a promoção de uma educação humana, inclusiva, participante e inovadora, reconhecendo seus integrantes como seres humanos plurais, garantindo a igualdade, liberdade e justiça nos processos pedagógicos, além de considerar a Escola e a Universidade como um laboratório educativo e social. A obra contempla ensaios de pesquisadores brasileiros que buscam expor reflexões teóricas e críticas que convergem com as especificidades das quatro temáticas da Rede: Direitos Humanos, Ética e Educação; Educação do Campo e Direito Educativo; Processos de Docência e Emancipação; e Direito e Educativo em espaços não escolares. A obra reúne análises que permitem debate sobre diferentes temas, como Políticas Públicas, Educação Integral, Educação Infantil, Educação do Campo e Internacionalização na Pós-Graduação.

ESTADO DO CONHECIMENTO: A EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA EM DIFERENTES TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO

Título:

ESTADO DO CONHECIMENTO: A EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA EM DIFERENTES TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

255

ISBN:

978-65-89066-38-5

DOI:

10.31512/9786589066385

Autores:

Carolina de Ribamar e Silva, Erickson R. do Espírito Santo, Janaína Rossarolla Bando, Luana Teixeira Porto, Luci Mary Duso Pacheco

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIAS  NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Título:

FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

211

ISBN:

978-65-89066-39-2

DOI:

--

Autores:

Luis Pedro Hillesheim

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

Resumo:

Escrever é sempre um ato de louvor, portanto deixar uma pesquisa em forma de livro é fortalecer a ideia de pesquisar e escrever. Então, ao concluir esse estudo, anuncio “gratidão” a todas(os) que auxiliaram para a criação da Tese “Ethos de formação por alternâncias na educação superior: ciclo formativo em uma Universidade Comunitário no RS”, que agora passa a compor o livro “Formação por alternâncias na educação superior”. A trajetória educacional me proporcionou possibilidade de vislumbrar um sistema educacional menos tradicional, nem tão flexível e nem muito imaginário. Diante disso, tive a oportunidade de ajudar a construir, com base profissional, atividades em Escolas de Ensino Médio, uma proposta inovadora, intitulada a “formação por alternâncias na educação superior”. Deste contexto é que surge o nome da obra, pois constantemente se observa iniciativas diversas, mas sem metodologias próprias e com consciência de uma ciência educacional, como “formação por alternâncias”. Ao ingressar no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, passei a investigar com maior efetividade a “Pedagogia da Alternância”, pois a pesquisa já estava em andamento no curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen, RS, em função do debate regional que permeia a agricultura familiar na região. É importante salientar a alternância como uma ciência, tendo em vista que possui uma teoria própria, um método científico e também deve ser compreendida como arte, porque expressa realidades de vida.

DIFERENTES CONTEXTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO

Título:

DIFERENTES CONTEXTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

249

ISBN:

978-65-89066-41-5

DOI:

--

Autores:

Arminda Almeida da Rosa, Claudionei Vicente Cassol, Vanessa Dal Canton

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO  DE PROFESSORES

Título:

LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

286

ISBN:

978-65-89066-40-8

DOI:

--

Autores:

Camila Aguilar Busatta, Hellen Boton Gandin, Susana Schwartz Basso

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

ANAIS DO IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - Inteligência artificial generativa e educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios

Título:

ANAIS DO IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - Inteligência artificial generativa e educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

151

ISBN:

978-65-89066-44-6

DOI:

--

Autores:

Alexandre da Silva, Camila Aguilar Busatta, Eliara Maria Bandiera, Hellen Boton Gandin, Laísa Veroneze Bisol

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

ACTA DO IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - Inteligência artificial generativa e educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios

Título:

ACTA DO IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - Inteligência artificial generativa e educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

1132

ISBN:

978-65-89066-45-3

DOI:

--

Autores:

Alexandre da Silva, Camila Aguilar Busatta, Hellen Boton Gandin, Jailson Bonatti, Laísa Veroneze Bisol

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

ANAIS DO III CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO (CNIDE) - O que eu quero da escola? Educação, direitos humanos e minorias: o Direito Educativo em destaque

Título:

ANAIS DO III CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO (CNIDE) - O que eu quero da escola? Educação, direitos humanos e minorias: o Direito Educativo em destaque

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

156

ISBN:

978-65-89066-47-7

DOI:

--

Autores:

Alexandre da Silva, Eliane Cadoná, Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Mônica Strege Médici, Suelen Bourscheid, Vanessa Dal Canton, Vanusa Eucléia Geraldo de Almeida

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas

ACTA DO III CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO (CNIDE) - O que eu quero da escola? Educação, direitos humanos e minorias: o Direito Educativo em destaque

Título:

ACTA DO III CONGRESSO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM DIREITO EDUCATIVO (CNIDE) - O que eu quero da escola? Educação, direitos humanos e minorias: o Direito Educativo em destaque

Edição:

1

Ano:

2023

Nº páginas:

548

ISBN:

978-65-89066-46-0

DOI:

--

Autores:

Alexandre da Silva, Eliane Cadoná, Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Mônica Strege Médici, Suelen Bourscheid, Vanessa Dal Canton, Vanusa Eucléia Geraldo de Almeida

Áreas do Conhecimento:

Ciências Humanas